Consultoria SEO: A otimização de sites que gera vendas [2023]

A consultoria de SEO é uma prática avançada para geração de tráfego no mercado digital e é usada especialmente por aqueles que entendem o seu poder para alavancar as vendas de um jeito constante, seguro e duradouro.

Uma pesquisa feita pelo Advanced Web Ranking mostra que 73% dos cliques das pessoas que buscam no Google ficam na primeira página. Ou seja, quem busca com interesse e clica em algo, na grande maioria, permanece entre as 9 primeiras posições do Google. Isso mostra importância de estar entre as primeiras posições.

E neste artigo, vamos tratar sobre como a consultoria SEO pode aumentar suas vendas, usando exatamente este conhecimento para subir posições no Google, bem como planejar uma estratégia de SEO,.

Fique até o fim para saber como ganhar uma auditoria gratuita em seu site.

O que é uma consultoria de SEO?


A consultoria de SEO consiste num serviço de otimização de sites para melhorar o posicionamento em sites de buscas como Google e Bing, por exemplo.

Esse trabalho envolve o estudo, o planejamento e a implementação várias estratégias para otimizar tanto interna (SEO on-page) quanto externamente (SEO off-page) este site, de acordo com as melhores práticas e diretrizes deste mecanimos.

Através dela, dá pra encontrar oportunidades de melhoria no site e corrigir problemas estejam atrapalhando neste posicionamento, visando o máximo de tráfego orgânico possível, vide as infinitas vantagens deste tipo de tráfego

O que é um consultor de SEO?

Um consultor de SEO é um profissional especializado nessas boas práticas que citamos acima. Ele possui o conhecimento tanto teórico quanto técnico nesta área e atua como um dos principais parceiros das empresas que entendem a importância deste tipo de tráfego para manter uma previsibilidade nas receitas.

É obrigação deste profissional estar sempre atualizado sobre as atualizações do Google, além de ter habilidades analíticas, utilizando ferramentas, bem como um networking que o mantenha ciente de todas as minúcias e peculiaridades deste mercado

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Como funciona a consultoria de SEO

O planejamento e a estratégia para SEO envolvem diversas etapas, desde a análise de velocidade do site, avaliação dos concorrentes, diagnósticos, planejamento, produção de artigos e conteúdos, bem como a construção backlinks e análise dos resultados. A seguir, detalhamos cada uma dessas etapas.

1 – Análise de desempenho

A análise de desempenho é a primeira etapa do planejamento, onde o consultor coleta e analisa os dados sobre o tráfego , bem como as palavras-chave, quantidade e qualidade dos backlinks, acessos, bounce rate (rejeição), o tempo de permanência, entre outros indicadores importantes.


Essa análise permite identificar pontos de melhorias e mudanças, além de servir como base para os próximos passos.

2 – Avaliação dos concorrentes


A avaliação dos concorrentes diz respeito a análise das estratégias de SEO adotadas pelos principais players do seu setor ou nicho, identificando as táticas que estão dando certo, as lacunas que podem ser exploradas e os desafios que precisam ser superados.

Essa etapa é a mais importante para o posicionamento no Google e Bing. Se houver uma falhar aqui, poderá ter um trabalho de meses que não levará a nada. Por isso, muita atenção nessa etapa!

3 – Diagnóstico

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Com base nas análises de desempenho e concorrência, o analista faz um diagnóstico completo do site, identificando problemas de conteúdo e estrutura que possam prejudicar o posicionamento orgânico.

Os principais problemas identificados podem ser: erros de indexação, páginas duplicadas, velocidade, tamanho e formato das URLs , falta de otimização das imagens, conteúdo não agradável ao usuário ou Google, entre outros.

4 – Plano de ação

Feito o diagnóstico ele precisa traçar um plano de ação com recomendações e ações a serem implementadas.

Estas ações podem incluir a reestruturação completa ou parcial do site, bem como do conteúdo, incluindo criação de links internos, externos, dentre outras otimizações já citadas.

5 – Planejamento e produção de conteúdo

O conteúdo é certamente um dos pilares do SEO e deve ser planejado de acordo com as necessidades encontradas no planejamento. Lembra das lacunas deixadas pela concorrência que falamos acima? Um bom projeto de SEO precisa saber aliar o custo benefício de cada ‘briga’ que for entrar.

Uma métrica de fundamental importância nesse processo é a pouco conhecida KGR (keyword golden ratio). São as palavras de baixíssima concorrência que vão ajudar o consultor a ‘comer pelas beiradas’ e ir subindo lentamente.

A consultoria pode trabalhar em conjunto com a equipe de marketing na definição de pautas, na produção de conteúdo otimizado e na atualização periódica do site. Mas atenção: É de extrema importância saber aliar, tanto o que seu público e marcar desejam ao que o consultor irá lhe mostrar como mais prioritário na pesquisa feita por ele.

Por exemplo: Se sua empresa tem uma mapa de persona definido e encontrou certos assuntos dos quais achar essencial que fale sobre ele em seu site, não adianta simplesmente escrever sobre isso se o seu cliente ideal não busca essas palavras no Google. Até pode escrever, mas o consultor deixará claro que isso não irá melhorar o seu posicionamento. Em resumo, se contratou o profissional de SEO e confia nele, ouça-o :).

6 – Construção de links


A construção de links nada mais é que a criação de links externos apontando para o seu site, com o objetivo de aumentar a autoridade, relevância e popularidade do domínio aos olhos do Google. Simples assim!

Quer passar o site da Globo em algum assunto ? Tenha mais relevância que ela sobre este assunto. E como o Google entende que você é mais relevante ? A resposta é links! 


É um trabalho que pode usar técnicas como a criação de conteúdo de qualidade para outros sites (Guest Post), a divulgação em redes sociais, afim de atrair acessos e apontamentos, a participação em fóruns e blogs, a troca de links indireta com parceiros e até mesmo a compra destes links.

7 – Mensuração dos resultados


A mensuração dos resultados permite avaliar o desempenho das ações que tivemos até então, identificar novas melhoria possíveis e ajustar conforme o indicado pelo especialista em SEO.

É sua obrigação acompanhar as métricas e indicadores como o tráfego, sobe e desce das posição das palavras-chave, taxas de conversão, permanência, etc..


O que é análise e otimização de SEO?

A análise de SEO nada mais é que uma avaliação completa do site. Assim como falamos mais acima. Imagine uma empresa que tem grande valor de mercado e que quer ser vendida seja lá por qual motivo for. Pra isso, é necessário que alguém faça uma auditoria nesta empresa, olhando todos os pontos bons e ruins pra que se chegue a um valor de mercado.

Igualmente isso deve ser feito num site, afim de saber que valor ele tem aos olhos do Google e usuários. Daí se pode iniciar um trabalho com maior precisão.

Alguns fatores devem ser analisados. Vejamos:

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Fatores on-page

Os fatores on-page são aqueles que tem a ver com à otimização do site em sí, como a qualidade do conteúdo, imagens, tags, estrutura , a velocidade, experiência do usuário, links, etc…

Esses fatores são essenciais pra garantir que o site seja relevante e útil para os usuários, além de facilitar o trabalho dos robôs na indexação e posicionamento das páginas.

Fatores off-page

Os fatores off-page são os que estão fora do seu controle direto, mas que afetam drasticamente o seu desempenho no Google. Aqui importam a qualidade e a quantidade dos links apontando para o seu site. Vale notar que o poder de um link leva em consideração fatores como relevância do dominio de onde veio o link mas também de qual nicho ou mercado ele está vindo.

Se é do nicho Pet, não adianta nada conseguir um link do nicho de emagrecimento pois ele não tem relação nenhuma.

Qualidade dos links, referências e métricas de desempenho

A qualidade dos links é outro ponto fundamental na hora de fazer o link building do site e deve ser avaliado com muito critério. Novamente, se você tiver 100 links fora de contexto não terá mais importância que apenas 1 link de autoridade que seja contextual.

É importante que os links sejam de fontes confiáveis , além de estar em sintonia com o conteúdo do site. Ferramentas como SEMrush ou Ahrefs são essenciais nessa hora

Não adianta nada receber um apontamento de um site de extrema relevância no nicho pet se o site é sobre vestidos de casamento. O Google entende que isso está fora de contexto e este é principal fator ao analisar a qualidade de um backlink.

Ainda é importante que o site que esteja apontando para o seu site seja do mesmo idioma que o seu, bem como garantir que este link não irá expirar com o tempo, fazendo que seu site perca relevância aos olhos do Google (ou outro mecanismo como Bing e Yahoo) 

Principais benefícios e entregáveis da consultoria de SEO

1. Maior visibilidade

Um dos principais objetivos do SEO é aumentar o tráfego do seu site. Isso é feito por meio de todas as estratégias e técnicas que falamos mais acima. Com um posicionamento melhor, o seu site atrai mais visitantes e potenciais clientes.

2. Maior autoridade

Outro benefício importante do SEO pode ser o aumento da autoridade do seu site. A autoridade é um fator crucial para os mecanismos de busca ao determinar o posicionamento dos sites nos resultados. Um site com maior autoridade é visto como mais confiável e relevante, o que pode resultar em um melhor posicionamento e, consequentemente, mais tráfego e confiabilidade dos usuários


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3. Maior lucratividade

Esse trabalho de otimização de sites também contribui para o aumento dos lucros do seu negócio. Ao otimizar o seu site e melhorar o seu posicionamento, você atrai mais visitantes interessados nos seus produtos ou serviços. Isso se traduz em maior número de conversões e vendas, aumentando a lucratividade do seu negócio.

4. Resultados de médio e longo prazo

Um dos grandes diferenciais deste serviço é a obtenção de resultados de médio e longo prazo. Estratégias de SEO bem aplicadas garantem um bom posicionamento por um período prolongado, gerando tráfego orgânico constante para o seu site que podem durar por anos.

5. Resultados constantes

Uma das maiores (se não a maior) vantagem das consultoria digital com foco no SEO é que os resultados obtidos são duradouros e mantêm o seu site sempre bem posicionado, garantindo que você continue a atrair visitantes e potenciais clientes mesmo com a evolução do mercado e das tendências de SEO.

Se compararmos com outras plataformas que estão em constante instabilidade (pergunte a qualquer gestor de tráfego de Facebook e Instagram), o Google é praticamente um terreno estável o tempo todo.

Raras são as atualizações que alteram muito o posicionamento dos sites da forma que estão e quando elas vem são bastante gradativas, dando bastante tempo para o especialista se antecipar às mudanças a adequar aos novos parâmetros exigidos. 

Alguns tipos de consultoria de SEO

1. Consultoria de SEO Local

É uma consultoria de SEO focada em otimizar o seu site para atrair visitantes e clientes da sua região. Esse tipo de consultoria é ideal para negócios que atendem uma área específica, como lojas físicas, restaurantes e prestadores de serviços locais.

2. Consultoria SEO para Pequenas Empresas

Aqui o trabalho de consultoria é voltado para o atendimento de negócios de menor porte, que precisam de estratégias e soluções específicas pra seu negócio se manter lucrativo ou escalar.

Essas consultorias precisam oferecer algo mais individualizado, de acordo com as necessidades pontuais de cada empresa. Localização, nicho, histórico da empresa, dentre outros fatores são levados em conta nesse tipo de serviço

3. Consultoria de SEO Internacional

Muitas empresa,como e-commerces precisam escalar seus negócios para fora do país. Umas das formas mais seguras de se fazer isso é contratar um profissional de SEO que comece os testes em países de menor resistência para saber se é viável ou não essa escala neste ou naquele lugar.

É preciso conhecimento sobre como posicionar em outros idiomas e países para prestar este tipo de serviço. Não é como um serviço local ou nacional. Exige algumas especificidades que não estão ao alcance de qualquer profissional.

Quando vale a pena contratar serviços de consultoria de SEO?

Contratar uma consultoria em SEO é essencial se deseja escalar seus negócio ou mesmo tirar ele de um ponto de instabilidade pois posicionando ele no Google, existe a garantia de que seus crescimento será continuo, embora mais demorado que no tráfego pago.

O SEO é uma forma de gerar tráfego que depois de certo tempo ‘pode’ se tornar, quase que gratuita. Porém é preciso saber que a concorrência sempre estará em busca de passar você e as atualizações são sempre necessárias.

Boa consultoria X má consultoria

 

Antes de contratar uma consultoria de SEO, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar se a empresa é realmente boa no que faz ou se trata-se de uma consultoria de má qualidade. Uma boa consultoria de SEO deve:

  • Oferecer um diagnóstico detalhado do seu site e apresentar um plano de ação claro e objetivo.
  • Ter cases de sucesso comprovados.
  • Utilizar técnicas e estratégias atualizadas e de acordo com as diretrizes da plataforma. Fuja de quem usa “Black Hat” pois o dano ao seu site pode ser irreversível. 
  • Ter um boa posição no Google para o termos “Consultor SEO ou Consultoria SEO, se não nacionalmente pelo menos em sua cidade sede pois a competição nacional é muito acirrada.
  • Estar disposta a se adaptar às suas necessidades e oferecer soluções personalizadas.

Uma má consultoria de SEO, por outro lado, pode apresentar sinais como:

  • Promessas de resultados rápidos e garantidos.
  • Uso de técnicas desatualizadas ou “black hat”, que podem prejudicar o seu site a longo prazo.
  • Falta de transparência sobre as estratégias utilizadas e os resultados esperados.
  • Pouca ou nenhuma experiência e cases de sucesso comprovados.

SEO: O melhor custo x benefício dentre os canais de tráfego

Como já falado, o trabalho de consultoria SEO tem como objetivo principal aumentar os resultados do seu site, seja trazendo mais leads, vendas ou orçamentos. Também já falamos que isso é feito por meio de estratégias e técnicas que otimizam o seu site além do marketing de conteúdo e outras possibilidades.

 

Porém também é preciso destacar que a consultoria de SEO também é uma estratégia de baixo custo em relação a outras estratégias de marketing digital, como o Google Ads, Instagram ou mesmo Tiktok Ads. Isso porque o tráfego orgânico é gratuito e constante, permitindo que você alcance resultados duradouros com um investimento menor.

Claro que o termo “Gratuito” se dá porque depois de um tempo você terá resultados por meses ou anos, mesmo sem precisar pagar a mais por isso. Porém o trabalho de um consultor até chegar esse momento será remunerado justamente e, embora no principio não pareça tão vantajoso pelos valores serem mais elevados que outros serviço de tráfego, no médio prazo esta estratégia traz um efeito que nenhuma outra pode trazer:

O efeito bola de neve. Quando SEO começa a dar resultados, as vendas começam a acontecer sozinhas, sem necessidade de esforço, o que lhe dá tempo para buscar se posicionar em outros temas, iniciando um novo planejamento de SEO.

E assim podem ser geradas novas fontes de renda, uma a uma, palavra por palavra e tópico por tópico é possível dominar completamente todo um nicho ou mercado. 

Foco na experiência do usuário

Outro fator que deve ser levado em conta durante a consultoria de SEO é a experiência do usuário. Tanto o Google como Bing e Yahoo valorizam sites que oferecem uma boa experiência para os usuários, como carregamento rápido, design responsivo, conteúdo relevante e fácil navegação.

Por isso que os profissionais especializados em SEO precisam ser aficionados por analise e otimização dos sites, sempre usando ferramentas e fazendo testes de desempenho.

Consultoria de SEO única ou contínua?

Ao contratar uma consultoria de SEO, você pode optar por uma solução única ou contínua. A consultoria única envolve a realização de um diagnóstico do seu site e a apresentação de um plano de ação para otimizá-lo pontualmente por um certo período.

Já a consultoria contínua envolve a implementação e acompanhamento das estratégias de SEO ao longo do tempo, para garantir que o seu site continue bem posicionado por vários anos.

A escolha entre uma consultoria única ou contínua depende das suas necessidades e objetivos com a estratégia de SEO. Se você deseja melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca num nicho pequeno, a consultoria única pode ser a melhor opção. Já se você busca resultados duradouros e um acompanhamento constante das tendências de SEO, a consultoria contínua é o ideal.

Outra fator que deve ser importante na hora da escolha entre as duas opções é o tamanho do seu mercado. Se você atual apenas localmente e seu público é limitado a um número X, talvez não compense passar mais do que alguns meses com um especialista pois já deve ser tempo suficiente para ficar bem posicionado. 

Por outro lado, se você atual nacionalmente, onde a competição é mais acirrada é bastante recomendável ter um especialista constante e o SEO contínuo é fator de sobrevivência. SEO não é um opção neste caso, mas questão de vida ou morte 😉

Pontos-chave de um projeto de SEO

1. Auditoria do site

O primeiro passo em um plano de consultoria em SEO é realizar uma auditoria completa do site para identificar problemas técnicos, falhas de conteúdo e oportunidades de melhoria. A auditoria é essencial para estabelecer um plano de ação eficiente e analisar o desempenho de seu site antes de qualquer coisa.

Não adianta ter um excelente conteúdo, com todas as otimizações necessário se o site passa 10 segundos para abrir.

2. Objetivo bem definido

Um consultor SEO deve ter um objetivo claro desde o principio e pra isso é essencial conversar com seu cliente pois muitas vezes o cliente vai com a mentalidade errada. Pensando conhecer a persona e produto que o seu avatar ideal quer, por vezes, o empresário se ilude achando que ‘X’ palavra no Google irá lhe render bons frutos, quando na realidade ‘Y’ seria melhor.

Ter uma meta de, por exemplo, posicionar X palavras na primeira página em Y semanas, seria algo factível e viável financeiramente ? Então ambos devem acordar e estabelecer isso como juntos.

Mas o profissional de SEO precisa explicar de forma clara para que o cliente entenda que seguindo o que ele diz, os resultados serão alcançados e não o contrário.

3. Conhecimento das ferramentas

Um consultor deve ter conhecimento das ferramentas mais avançadas do mercado, como Google Search Console, SEMrush, Ahrefs, SurferSEO ou Pageoptimizer PRO, Chat GPT (com cuidado), entre outras.

A utilização dessas ferramentas permite uma análise profunda tanto da concorrência como do crescimento do próprio site onde está sendo feito o serviço de posicionamento.

4. Procedimento de trabalho

O consultor deve seguir um procedimento de trabalho bem definido do inicio ao fim, incluindo reuniões periódicas, bem como criação de relatórios pra analise do desempenho e a atualização constante das estratégias de acordo com os resultados alcançados até aquele momento.

Lembre: as atualizações do Google não são constantes e drásticas, mas as do seu concorrente sim!

Outras entregas de uma consultoria SEO

1. Aumento do tempo de permanência no site

Um dos benefícios não tão percebidos mas de extrema importância da consultoria SEO é o aumento do tempo de permanência no site. Ao melhorar o conteúdo e a experiência, o site fica mais atraente e interessante, incentivando que acessou a permanecer por mais tempo no site, passeando entre as páginas.

2. Investimentos de marketing mais eficientes

Numa análise mais aprofundada dos resultados, é possível perceber que o vai e vem de usuários entre plataformas é de extrema eficácia no custo por aquisição de cada cliente.

Do mesmo jeito que alguém busca por mais de certo assunto no Google após ver no Instagram, seu usuário pode acessar um conteúdo feito no seu blog vindo de uma indicação sua no Insta, Tiktok ou Pinterest.

Essa troca entre plataformas, além de captar um público maior, pois ninguém está em todas as plataformas ao mesmo tempo, ainda permite que você escale onde estiver tendo maior ROI em determinada época.

Além dessa sazonalidade, ainda ganha-se por ter captar leads de diversos níveis de consciência, podendo oferecer mais e mais produtos para públicos diferentes.

3. Aumento da produtividade

Ao contar com o apoio de um consultor SEO, o gestor da empresa pode focar em suas atividades mais específicas pra tornar a empresa mais eficaz, ao invés de tentar aprender várias funções e não fazer nenhuma com primazia.

O que uma auditoria de site deve conter?

1. O que deve ser feito inicialmente

a) Definição de KPIs

Os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) são fundamentais para medir o sucesso das ações de otimização. A auditoria de site deve definir quais são os KPIs mais relevantes para o negócio e estabelecer metas de desempenho para cada um deles.

Seu objetivo é vender ? Qual é a atual taxa de conversão da página de vendas ? Em quanto aumentaram suas vendas ? Suas taxas melhoraram depois do trabalho de otimização ? Estes são os números que precisa ter em mãos. Não se engane, isso não é exclusividade do mercado digital. Qualquer empresa precisa ter esses dados na ponta da caneta para saber como melhorar

b) Análise de mercado competitivo – principais concorrentes

A análise da concorrência é importante para entender quais são as práticas e estratégias adotadas pelos sites que estão à sua frente, nas palavras que você deseja concorrer. O consultor deve identificar os principais concorrentes e analisar suas ações, como a estrutura do site, o conteúdo e links. Estes são os 3 principais para se começar.

c) Análise dos resultados de busca para o nicho

Essa análise permite identificar quais são as palavras-chave mais lucrativas para o negócio e como elas estão sendo utilizadas pelos concorrentes. Daí, com base nesta análise, é possível definir uma estratégia de conteúdo e otimização específica pra este nicho.

2. Desenvolvimento de conteúdo

O conteúdo é um dos principais fatores de posicionamento para o Google, depois da atualização que trouxe o EEAT. O especialista em SEO precisa avaliar a qualidade e a relevância do conteúdo existente e tentar dominar todos aquele assunto (tópico) para que o Google o veja como alguém que tem experiência, alguém expert no assunto, alguém autoridade e que seja real no que está falando. Está é a base do EEAT (expertise, experiência, autoridade e verdade)

3. SEO On Page

a) Desempenho geral do site

A auditoria de site deve avaliar o desempenho geral do site, incluindo tempo de carregamento, usabilidade, responsividade e outros fatores, como citamos mais acima.

b) Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é um fator crítico pro posicionamento, pois está diretamente ligado à experiência do usuário e consequente bounce rate (taxa de rejeição).

Deve-se avaliar a velocidade de carregamento das páginas e identificar quais melhorarias podem ser feitas como como a compressão de imagens e arquivos, utilização de plugins de cache, cdn, etc…

GT Metrix e o próprio Pagespeed do Google são as ferramentas mais populares para fazer essa análise.

c) Links internos

Os links internos são importantes para a navegação do usuário e para a distribuição de autoridade dentro do site. A auditoria de site deve avaliar a estrutura de links internos e identificar oportunidades de otimização, como a criação de novos links e a melhoria da ancoragem dos links existentes.

4. SEO Off Page

a) Estratégia de Construção de Links

A criação de backlinks que já citamos mais acima. Se longe um dos fatores mais importantes para o posicionamento. talvez o fator número um.

b) Estratégia de Guest Post

A postagem de convidados é outra tática eficaz de SEO off-page que um consultor de SEO deve incluir em sua estratégia. Isso envolve a criação de conteúdo de alta qualidade para ser publicado em outros sites e blogs relevantes para o seu nicho, com um link voltado para o seu site. Isso não apenas ajuda a aumentar a exposição da sua empresa, mas também contribui para a construção de links e melhora a autoridade do seu site.

5. Melhores Ferramentas para Consultoria de SEO

a) Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do próprio Google que ajuda os proprietários de sites a monitorar seus resultados de pesquisa no Google. Um consultor deve ter ele como um dos seus principais aliado na otimização e criação de conteúdo.

b) Semrush ou Ahrefs

Semrush e Ahrefs são duas das ferramentas de SEO mais populares e abrangentes disponíveis no mercado. Eles oferecem uma variedade de recursos, incluindo análise de concorrência, pesquisa de palavras-chave, rastreamento de classificação e muito mais.

De todas as ferramentas são as mais importantes, sem uma dessas duas é impossível fazer um trabalho decente.

c) Detailed Chrome Extension

A Detailed Chrome Extension é uma ferramenta útil para aqueles que desejam analisar rapidamente a estrutura e o conteúdo de um site. Esta extensão do navegador permite que os usuários vejam informações detalhadas sobre elementos como títulos (h1) e subtítulos (h2,h3) para serem utilizado em seus conteúdos, facilitando a identificação do conteúdo a ser gerado.

d) Rank Math

Rank Math é um plugin de SEO para WordPress que oferece uma ampla gama de recursos para ajudar a otimizar seu site para mecanismos de pesquisa. Ela possui ferramentas como redirect, trackeamento de posições, configuração do sitemap, entre tantas outras. Se você ainda pensa que Yoast SEO é “O” plugin de SEO para WordPress, esse tempo já passou faz alguns anos. 

e) SurferSEO ou Pageoptimizer Pro

Ajuda o consultor a otimizar seu conteúdo, identificando tanto quais palavra como a quantidade a ser usada no decorrer do texto. É um otimizador individual de conteúdo baseado na média dos concorrentes mais bem posicionados na primeira página do Google.

6. Pesquisa Local

a) Keyword Tools.io

Keyword Tools.io é uma plataforma de pesquisa de palavras-chave que ajuda os consultores de SEO a descobrir as melhores palavras-chave para focar em sua estratégia de SEO local. Ela fornece informações valiosas, como volume de pesquisa, dificuldade de classificação e sugestões de palavras-chave relacionadas.

Ela consegue analisar palavra com baixíssimo volume de busca com maior precisão que o SEMrush ou Ahrefs (pelo menos até a data da publicação deste artigo)

b) Mangools.com

Mangools.com é outra ferramenta de pesquisa de palavras-chave que pode ser útil para consultores de SEO que trabalham com SEO local. Ele oferece recursos semelhantes aos do Keyword Tools.io e pode ajudar a identificar oportunidades de palavras-chave específicas para a região que sua empresa atende.

7. Relatórios Baseados em Métricas

Um consultor SEO deve fornecer relatórios baseados nas métricas e mostrar o progresso da estratégia pra ajudar a empresa a tomar as decisões corretas.

Esses relatórios devem incluir informações como crescimento do tráfego orgânico, evolução das posições de certas palavras-chave e taxas de conversão

Ao fazer isso, ele pode ajudar a empresa a alcançar melhores números em suas captação de lead, contato ou mesmo vendas.

Quanto é Cobrado em Média?

O custo de uma consultoria pode variar bastante, dependendo do tamanho, complexidade da estratégia, meta e concorrência, bem como do nível de experiência do consultor

Em geral, as pequenas empresas podem esperar pagar entre R$ 1000 e R$2.000 por mês por serviços de consultoria de SEO, enquanto as empresas de médio porte podem esperar pagar entre R$ 2000 e R$5.000.

Já para as grandes empresas não há um mínimo pois dependerá de qual briga ela quer vencer. Se ela deseja ficar em primeiro para a palavra “Como ganhar dinheiro na internet” , por exemplo, encontrará vários grandes empresas brigando por esta posição e aí o valor gasto dependerá mais do que o seu concorrente está disposto a investir para se manter nesta posição e o quanto você está disposto a continuar até poder ultrapassá-lo. 

O investimento pode variar de R$ 5000,00 a milhares (ou milhões) de reais mensais. Tudo depende de qual briga você quer vencer e o quanto seu concorrente está disposto a investir.

  

FAQ

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca. É o processo que usa várias técnicas para melhorar o posicionamento de um site no Google ou Bing.

mecanismos de pesquisa.

Por que a consultoria de SEO é importante?

A consultoria de SEO é importante porque ajuda a melhorar a presença online, gerando um aumento nas conversões e vendas, bem como proporcionar outros benefícios como um melhor custo-benefício entre os investimentos em marketing e aumento das margens de lucro.

Conclusão

Em resumo, a consultoria de SEO é uma estratégia fundamental para qualquer negócio que busca alcançar o sucesso no mercado digital ou fora dele.

Ao otimizar o seu site e melhorar o seu posicionamento, você atrai mais visitantes qualificados, aumenta a sua autoridade e lucratividade, além de garantir resultados duradouros e constantes.

É importante escolher uma boa consultoria de SEO, que ofereça soluções personalizadas e atualizadas de acordo com as tendências e diretrizes dos mecanismos de busca.

E lembre-se: a experiência do consultor é fundamental para o sucesso da sua estratégia, pois garante que seu site ofereça uma experiência positiva e gere mais conversões.

Para conhecer nossa consultoria de SEO, acesse a página do nosso consultor.

Desde 2016 fez do Marketing de afiliados sua principal fonte de renda, passando por gestões de tráfego e fincando bandeira no mercado de SEO, onde encontrou o caminho para um negócio sustentável e crescente ao longo do tempo.

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