Copy automática: Como criar usando Gerador de copy em 2023

A produção de conteúdo é uma parte importante do marketing digital e, para muitos, é uma tarefa desafiadora. Afinal, quem não gostaria de criar conteúdo de alta qualidade em menos tempo e sem bloqueio criativo?

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta que pode ajudar a alcançar esses objetivos. Neste artigo, vamos explorar como criar copy automática usando esta tecnologia (várias possuem planos gratuitos)

O que é copy

Certamente você buscou por esse termo e você já sabe o que é Copy mas precisamos alinhar e ter certeza disso antes de começarmos. Copy é uma palavra em inglês abreviada de copywriting.

No contexto do marketing digital, copy refere-se ao texto utilizado para persuadir o público a tomar uma
ação específica. 

Essa ação pode ser a compra de um produto, o preenchimento de um formulário ou qualquer outra coisa que seja relevante para o objetivo do marketing de quem quer que seja. Empresa, produtor de conteúdo, entre outros.

Qual é a relação entre copywriting e marketing de conteúdo?

O copywriting é uma das partes mais importantes do marketing de conteúdo. No marketing de conteúdo , estratégia envolve a criação e distribuição de conteúdo para certa audiência.

Usando do copywriting para gerar ações como vendas, cliques ou acessos, o Marketing de conteúdo tem seu potencial melhor explorado, trazendo resultados ainda melhores, se compararmos que alguém que não o utilizada

Existem também casos onde o copywriting é completamente desnecessário para se ter uma  conversão, pois a qualidade do conteúdo gerado para o prospecto é tão alta que gera nele um sentimento de gratidão que o faz querer comprar algo (reciprocidade), independente do poder de convencimento do texto ou video.

Produza mais conteúdo em menos tempo

Uma das principais vantagens de usar inteligência artificial para criar copy automaticamente é a capacidade de produzir mais conteúdo em menos tempo. A IA pode analisar grandes quantidades de dados e criar textos automaticamente, o que significa que o processo de criação pode ser acelerado significativamente.

Em alguns casos a velocidade para se finalizar um artigo, a depender do tamanho e complexidade deste, pode ser reduzida em até 10x. Ou seja, o que gastaria cerca de 10 horas, sem a ajuda da IA, hoje pode ser concluído em cerca de 60 minutos. E quem usa esse tipo de ferramenta sabe que não é exagerado afirmar isso.

Escape do bloqueio criativo e aumente sua produtividade

O bloqueio criativo é um problema comum para os escritores. A inteligência artificial pode ajudar a superar esse problema, fornecendo ideias para copy e ajudando a criar textos em momentos de bloqueio criativo.

Além disso, a IA pode automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os copywriters se concentrem em tarefas mais criativas e estratégicas.

Por exemplo: Algumas ferramentas reúnem esboços dos principais tópicos de sites posicionados no Google para determinada palavra chave. Tarefa que antes era exclusiva de quem fosse reunir estes dados para começar a escrever.
Hoje são gastos poucos segundos numa tarefa que antes certamente seriam necessários pelo menos de 20 a 30 minutos.

O redator que for reunir essas informações só precisa destes dados para pedir que uma IA faça uma copy automática e todas as ideias estarão ali, prontas para serem lapidadas, reconstruídas ou expandidas. 

Criar conteúdo com inteligência artificial é simples

A criação de conteúdo com inteligência artificial é relativamente simples. Existem várias IAs atualmente disponíveis, que permitem gerar textos das mais diversas formas possíveis.

Nesse artigo separamos algumas das melhores existentes com o intuito de gerar copys

Essas ferramentas geralmente usam dados inseridos pelo usuário para analisar grandes quantidades de dados e escrever textos, aumentando exponencialmente a produtividade.

Vejamos um  exemplo destas ferramentas chamada Writesonic (umas das mais bem avaliadas pelos usuários)

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Para gerar copy automática nele simplesmente é necessário acessar o template mais se adequa ao que precisa e inserir os dados que ele pedir:


Aqui vamos escolher o Escritor 4.0. 

Escolhido o template basta inserimos dados como fizemos abaixo:

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Depois é só clicar em Generate Article e pronto, ele começará e escrever um artigo para você de forma rápida. Falhas até poderão ocorrer pois algumas vezes ele pode não identificar com perfeição o assunto que está sendo tratado.

É raro, mas quando acontecer basta pedir que ele faça novamente e certamente chegará mais perto do que você deseja.

Gerar conteúdo de marketing para múltiplos canais

Uma das principais vantagens de usar inteligência artificial para gerar copy de forma automática é a capacidade de criação automática para diversos formatos e para múltiplos canais de tráfego.

A IA pode fazer textos que são otimizados para diferentes plataformas, como Instagram, Facebook, Tiktok, Youtube, Amazon, Blogs, Sites, Google, E-mails. Além disso permite que você crie descrições de produtos para e-commerce, copys para anúncios,  etc.

Isso significa que o copywriter pode ser mais eficaz e relevante para diferentes públicos em diversos locais. Vejamos alguns destes exemplos no Writesonic. Para usá-lo é só fazer o cadastro abaixo (com ele é possível gerar até 10.000 palavra gratuitamente)


Texto para E-commerce:

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Textos variados:


Textos para redatores:

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Textos para redes socias:

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Vantagens

Existem vários benefícios em usar inteligência artificial:

● O primeiro benefício é a capacidade de produzir mais conteúdo em menos tempo. Isso significa que os copywriters podem criar mais conteúdo e se concentrar e outras coisas que façam ele ganhar mais;

● Além disso, a IA pode ajudar a superar aquele ‘branco’ e gerar ideias para copy;

● Finalmente, a IA pode criar conteúdo para múltiplos canais, desde mídias sociais a texto otimizados para SEO, o que significa que os copywriters podem alcançar diferentes nichos e segmentos com conteúdo relevante e eficaz;

Desvantagens

Embora haja muitos benefícios em usar inteligência artificial, também existem algumas desvantagens a serem consideradas:

● Em primeiro lugar, a IA pode criar algo que não é persuasivo ou relevante quanto o conteúdo criado por um copywriter humano (por isso sempre é necessário revisar, escrever e melhorar o texto);

● Além do mais, a IA pode criar textos que parecem robóticos ou sem personalidade e repetitivos; 

● Finalmente, a IA pode não entender nuances culturais ou linguísticas, o que pode levar a erros ou mal-entendidos.

O que não pode faltar em uma boa copy?

Uma boa copy deve ter alguns elementos essenciais para ser eficaz. Esses elementos incluem:

  • Um título atraente: o título é o primeiro elemento que o leitor verá, por isso deve ser atraente e chamar a atenção. Ele deve resumir o conteúdo da copy e despertar a curiosidade do leitor.
  • Uma mensagem clara: a copy deve ter uma mensagem clara e direta, que permita que o leitor entenda o que você está oferecendo e como isso pode ajudá-lo.
  • Uma proposta de valor: a copy deve deixar claro o valor que o produto ou serviço trará para o cliente. Isso ajudará a persuadir o leitor a agir.
  • Uma chamada para ação: a copy deve incluir uma chamada para ação clara e direta, que indique ao leitor o que ele deve fazer em seguida. Pode ser uma pedido ou comando, desde que incentive ele a tomar a ação desejada

Estes são os passos do modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). Fizemos um artigo onde reunimos os melhores geradores de copy no modelo AIDA.

Como gerar uma copy de vendas em 10 passos:

  • Defina seu público-alvo e objetivo;
  • Escolha um gerador de textos ou copys para lhe ajudar;
  • Insira as informações relevantes na ferramenta;
  • Selecione o tipo de copy que deseja;Personalize o texto gerado pela IA;
  • Adicione elementos persuasivos, como chamadas para ação e depoimentos;
  • Edite o texto para garantir que ele seja claro e coerente;
  • Use alguma IA de anti-plágio para garantir que ficou um texto original (pelo menos 94% humano);
  • Analise os resultados e faça ajustes conforme necessário;
  • Agora é conferir, publicar e repetir o processo para criar mais.

A inteligência artificial pode substituir os copywriters?

Não, a IA não pode substituir completamente os copywriters. A IA pode ajudar a acelerar o processo de criação de copy e fornecer ideias , mas ainda é necessária a habilidade humana para criar textos persuasivos e relevantes, portanto se for um copywriter, trate de usar as ferramentas para crescer na profissão pois os amadores sim estão ameaçados.

Qual o melhor gerador de copy ?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado, cada uma com seus próprios recursos e preços. Algumas das melhores ferramentas incluem Copy.ai, Writesonic, Jasper, Rytr e ChatGPT. Todos cedem palavra grátis para uso, umas mais outras menos.

Temos um comparativo aqui no site onde falamos bastante sobre as melhores ferramentas para escrever copys.

Quanto custa um trabalho de copy?

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Logicamente, o custo varia de acordo com alguns fatores como o tamanho do projeto, a complexidade do conteúdo, nível de experiência do redator, além de metas estipuladas pelo contratante. 

Se a opção é por contratar um redator profissional, é importante escolher alguém com experiência comprovada na área e com um portfólio ou amostra grátis do seu serviço. O custo médio em geral é cobrado por quantidade de palavra e pode variar de 0,03 centavos a 0,10 centavo por palavra.

Onde vender copy?

Existem várias plataformas online onde é possível vender serviços de copy, como o Workana, o 99Freelas e o Upwork. Essas plataformas permitem que os ‘freelas’ criem perfis e ofereçam seus serviços para clientes em todo o mundo.

Para se dar bem plataformas, é importante criar um perfil completo e otimizado, que destaque suas habilidades, experiência e, principalmente, seus cases. Também é essencial oferecer preços competitivos e responder rapidamente aos clientes em potencial.

Como criar copy no Instagram?

O Instagram ainda é uma das redes sociais mais populares do mundo e oferece muitas oportunidades para todos os profissionais. Porém para criar copy eficaz no Instagram, é importante seguir algumas dicas:

  • As legendas no Instagram devem ser curtas e diretas, para que o leitor possa ler rapidamente enquanto rola o feed.
  • Uso hashtags ajudam a aumentar a visibilidade da sua postagem e permitem que ela seja encontrada por usuários que pesquisam por tópicos relacionados.
  • Inclua uma chamada para ação para persuadir o leitor a agir. Elas devem ser curtas, diretas e relevantes para o conteúdo da postagem.
  • Use emojis como uma forma divertida e eficaz de chamar a atenção do leitor e transmitir emoções.


Conclusão

A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para gerar copys e posts para Instagram. Ela pode ajudar a produzir mais conteúdo em menos tempo, superando bloqueios e criando copys numa velocidade nunca antes vista. No entanto, é importante lembrar que a IA não consegue substituir os copywriters profissionais.

É preciso saber o que inserir, que ferramentas usar para cada situação e além disso, ter noção que tanto o homem como a máquina possuem padrões que podem ser identificados. Quando parecer original, seja original e use a IA como um auxiliar e acelerados do seu trabalho.

Pelo menos, por hora, ainda é possível usá-las para gerar textos sem a revisão humana mas veremos mais cenas dessa novela pois ela só está no começo 😉

Para conhecer as melhores ferramentas de Inteligência artificial criamos uma lista dezenas delas aqui

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