Se você já trabalha com vendas, sabe que a AIDA é uma das ferramentas mais importantes para criar uma copy que vende. AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esses quatro elementos são essenciais para criar um anúncio que chame a atenção do seu público-alvo, desperte seu interesse, crie o desejo pelo produto ou serviço e, finalmente, leve à ação de compra (ou qualquer outra ação desejada).
Neste artigo, vou compartilhar com você 5 opções de gerador de copy AIDA grátis e pagos para suas campanhas de vendas. Além disso, vou falar sobre o que uma copy AIDA deve conter, como criar uma copy chamativa e como aproveitar os gatilhos mentais para aumentar as vendas.
Então, vamos nos aprofundar em como essa nova ferramenta funciona e como ela pode revolucionar o jogo do seu negócio sem precisar gastar nada a mais pra isso (em algumas ferramentas)
O que é Gerador de copy AIDA grátis?
Este framework é usado pela indústria da publicidade e vendas para convencer os consumidores a promover ou comprar seus produtos ou serviço. AIDA é um acrônimo que significa atenção, interesse, desejo e ação.
O modelo é um dos mais famosos frameworks usados no marketing digital e é essencial para guiar os leads de maneira estruturada até todas as etapas do funil. Para isso, a metodologia utiliza o comportamento dos consumidores, estudando-os nos seus desejos, necessidades e aspirações. É uma estratégia que serve para todos tipo de contéudo. Seja para anuncios em Adwords, Instagram, Tiktok, ou mesmo para criação de headline
Um gerador de copy AIDA grátis, se utiliza desse modelo para ajudar a equipe de marketing a gerar estes resultados sem precisar investir alto.
Pra quem é indicado ?
Redatores, copywriters ou blogueiros profissionais costumam usar o gerador de copy com este framework para produzir conteúdo de qualidade ou criativos, pois conseguem otimizar a conversão de clientes, independentemente do tipo de conversão, seja deixar um e-mail ou comentário, seja se cadastrar num workshop ou comprar produtos e serviços.
A ferramenta ajuda você a isolar seu público-alvo, identificar suas necessidades e preocupações e criar uma mensagem que fale diretamente a ele. Se você vender algo e escrever para uma audiência, você é um cliente em potencial de um gerador de copy que use este framework.
Gerador de copy AIDA grátis: quais os melhores ?
Esta talvez seja a ferramenta de marketing mais indispensável para quem escreve para a internet. Existem várias opções de geradores de copy no mercado. Inclusive pagas e gratuitas. Porém hoje iremos focar única e exclusivamente naquelas que usam o modelo de copy AIDA. Por incrível que pareça, mesmo sendo tão popular, este framework não está presente em todas as ferramentas de geração de copy. Então vamos ao que possuem AIDA em seus templates e, dentre estes, quais são os que geram melhor resultado.
Como testamos ?
Além disso falado acima, iremos inserir os pedidos nas plataformas exatamente da mesma forma. Pediremos que façam uma copy AIDA de um produto fictício e com nosso texto 100% em português do Brasil. Então toda a análise destas ferramentas será feita com este foco. Tanto a análise das características, experiência do usuário, prós e contras levará em contas apenas o que a plataforma tem a oferecer no modelo AIDA. Para um análise completa destas ferramentas sugiro que leia nosso artigo sobre os melhores geradores de copy da atualidade
Então vamos aos testes. Começando com:
1. Writesonic (até 10.000 palavras grátis)
Writesonic é um dos melhores geradores de texto atualmente e no framework AIDA ele não deixou nada a desejar (muito pelo contrário).
Vejamos como fizemos:

O resultado me impressionou pois antes dele eu testei o Infinity Copy e o Rytr. O resultado está aí:

E a segunda versão gerada:

Em ambos os textos, é notável como ele seguiu o framework AIDA e como a linguagem deste é natural, necessitando de pequenos ajuste para ter um toque único e pessoal.
Como saber que a Copy ficou boa ? Meu feeling para isso é sempre ler a carta de vendas até o fim e perceber se fui cativado pelo texto ou não. E, na real, deu até vontade comprar o XPTO ao fim do texto ( hahahaha )
Principais características:
- Copy AIDA extremamente cativante e real (um dos melhores que testei);
- Ferramentas de extensão para do AIDA;
- Chat que ajuda a criar mais texto;
- Melhor custo x benefício com foco em AIDA
Experiência do usuário:
A experiência do usuário no Writesonic é simples! Limpa e sem rodeios. Do jeito que precisamos para não perder tempo com coisas menos importantes.
Preço:
Planos do Writesonic:
- Free Trial: até 10.000 palavras grátis;
- Long-form: 12,67/usd para 60.000 palavras premium (antes eram 19.000)
- Personalizado: (entrar em conato)
Pontos positivos e negativos do Writesonic :
Pontos positivos:
- Melhor custo x benefício com foco em AIDA;
- Chatsonic (estilo Chat GPT)
- Melhor texto gerado entre os testados
Pontos negativos:
- Como foco em AIDA, não achamos pontos negativos
2) Rytr (10.000 palavras / mês)
Este software de escrita por IA me surpreendeu com a evolução dele em termos de qualidade do texto. Da primeira vez que o testei há cerca de 1 ano atrás achei que os textos estavam muito com cara de robô. Hoje já é notável a qualidade do seu texto e a semelhança à escrita humana. Abaixo segue nosso primeiro teste de copy AIDA e o resultado foi este:

Fiz o pedido acima. Como falado antes, seria o mesmo produto para todas as ferramentas. Nosso texto AIDA gerado foi o seguinte:

Obviamente eu não especifiquei nada à plataforma, então ele fez um texto com tamanho médio. Resultado excelente!
Principais características
- Texto com extrema qualidade bem próximo de um resultado humano (mas não tão cativante quanto o Writesonic);
- Excelente custo x benefício com foco em AIDA ;
Experiência do usuário:
Como falado em outras análises,o Rytr não parece ter a pretensão de ser “A” plataforma “All in one” para gerar conteúdo. Apesar de também possuir um gerador de imagens, nitidamente o seu foco é ajudar o escrito a gerar textos de qualidade com velocidade.
E nisso ele cumpre com maestria o seu papel.
Precisamos entrar nele, escolher o modelo AIDA , dizer o que queríamos (embora tenha inserido pouca coisa) e ele nos entregou algo excelente.
A nós, caberia agora completar este texto usando a própria ferramenta e seus artifícios
Para continuar escrevendo seria necessário apenas selecionar um texto de onde paramos e pedir pra ele expandir e ele faria mais um monte de coisas . Sem mistérios. Interface para AIDA impecável.
Pontos positivos e negativos do Rytr:
Pontos positivos:
- Excelente custo x benefício, para quem deseja escrever sempre pois já recebemos 10.000 palavras para criar textos de extrema qualidade gratuitamente todos os meses;
- Interface muito fácil de entender;
- Excelente para quem quer apenas escrever
Pontos negativos:
- Não possui Chat inteligente estilo Chat GPT ou Chatsonic (o que poderia nos ajudar a completar nossos textos com mais ideias)
Preço:
Planos do Rytr:
- Free plan: 10.000 palavras por mês (renova a cada mês)
- Saver plan: 9usd para 100.000 palavras;
- Unlimited plan: 29 usd (sem limite de palavras);
3. Infinity Copy (3000 grátis)
Infinity Copy é um gerador de conteúdo totalmente nacional. Eis a sua principal vantagem para os brasileiros. Assim como no teste acima, encontrar a opção para o Framework AIDA foi extremamente simples.
Geramos nosso texto usando os mesmos termos do teste anterior. Vejamos como foi:
Como pode notar, o mesmo pedido foi feito ( produto xpto para quem sofre com dores). Abaixo os textos gerados:
Note que o texto gerado é muito menor que o texto das outras ferramentas Porém há uma explicação para isso: O Infinity Copy pede até 800 caracteres na hora de inserir o pedido para gerar a copy e, como podem ver, meu texto foi minúsculo. Provavelmente não dei ‘argumentos’ suficientes para que ele fizesse algo maior.
Outras opções como o Rytr pedem menos caracteres (cerca de 300) e talvez por isso ele tenha conseguido fazer um texto maior. No fim das contas, isso não é tão relevante.
O que vale é testar e ver a qualidade do texto gerado e neste quesito o Infinity Copy bem inferior às demais. Writesonic e Rytr, além de gerarem um texto melhor, que faz mais sentido e com quase nenhum erro,
não tiveram o lapso de memória do Infinity Copy: Note que no segundo texto gerado o Infinity Copy devorou o “I” do AIDA sumiu e ele gerou apenas atenção, desejo e ação.
Principais características:
- Templates para vários tipos de copy, além do AIDA. Porém neste framework testado deixou a desejar;
- Preço cobrado em Real brasileiro;
- Gerador de imagens com boa qualidade.
Experiência do Usuário
Também oferece muito fácil e intuitiva. Precisamos de apenas dois clique e alguns textos para ter nossa Framework pronto.
Pontos positivos e negativos:
Pontos positivos:
- Totalmente em português;
- 3000 palavras grátis para teste;
- Gerador de imagens;
Pontos negativos:
- Erros na geração de alguns textos pode fazer com que gastemos mais palavras que o necessário;
- Preço por palavra mais caro que a média.
Preço
planos:
- Básico: a partir de R$ 67,15 / mês (10.000 palavras)
- Escritor: a partir de R$ 118,15 / mês (30.000 palavras)
4. Chat GPT
5. Copy.ai
Como criar uma copy AIDA
Para chamar a atenção do seu público-alvo, você precisa de um título ou uma frase de efeito que seja impactante e desperte a curiosidade. Em seguida, você precisa manter o interesse do leitor apresentando informações relevantes sobre o que está oferecendo. É importante destacar os benefícios e as vantagens do que você está vendendo, em vez de apenas listar as características.
Para criar o desejo você precisa mostrar ao seu público-alvo como ele pode se beneficiar do que você está oferecendo. É importante criar uma conexão emocional com o leitor, mostrando como sua vida pode melhorar utilizando aquilo que você está oferecendo. Por fim, você precisa incentivar a ação, usando chamadas para ação claras e diretas.
O que uma copy AIDA deve conter
Além dos quatro elementos, uma copy eficaz também deve ser clara e objetiva. É importante que o leitor entenda claramente o que você está oferecendo e como ele pode se beneficiar disso. Evite usar jargões ou termos técnicos que possam confundir o leitor.
Também é importante que a copy seja persuasiva, usando palavras que incentivem a ação. Use frases curtas e diretas, e evite palavras negativas, como “não” e “nunca”. Em vez disso, use palavras positivas e que transmitam confiança.
Por fim, deve ser relevante para o público-alvo. Conhecer bem o seu público e entender suas necessidades e desejos é fundamental para criar um texto que funcione. Pesquise e entenda bem quem é o seu público antes de começar a criar.
Como fazer uma copy chamativa
Para fazer uma copy chamativa, é importante usar técnicas de copywriting que capturem a atenção do leitor. Uma das técnicas mais eficazes é usar gatilhos mentais, que são palavras e frases que despertam emoções e desejos no leitor.
Alguns exemplos de gatilhos mentais são: urgência, exclusividade, autoridade, prova social e antecipação. Ao usar esses gatilhos você pode aumentar significativamente as chances de conversão.
Outra técnica é usar imagens e vídeos que chamem a atenção. Imagens e vídeos podem ser usados para mostrar o que está sendo ofertado em ação, ou para ilustrar os benefícios e vantagens.
Quanto pagar por uma copy
O preço varia muito, dependendo do profissional que está criando a copy e da complexidade do projeto. Para algo simples, o preço pode variar de R$ 50 a R$ 500. Para projetos mais complexos, como campanhas de lançamento de produtos, o preço pode chegar a R$ 5.000 ou mais.
É importante lembrar que uma copy de qualidade faz toda a diferença nas suas vendas. Se você não tem habilidades de copywriting, pode ser uma boa ideia contratar profissionais de marketing com essa especialidade para criar para você.
Como fazer uma copy gratuita
Aqui saimos um pouco do foco de nosso artigo para expandir para outras opções. Existem várias ferramentas de ia que possuem plano gratuitos que podem ajudá-lo a escrever. Algumas das opções mais populares incluem o Chat GPT e Copy.ai
Essas ferramentas usam inteligência artificial para criar conteúdo eficaz com base nas informações que você fornece. Embora essas ferramentas possam ser úteis, é importante lembrar que elas não substituem a criatividade e o conhecimento humano pois precisam sempre do nosso ajuste, edição e mesmo condução para fazer algo realmente bom.
Como fazer uma copy criativa com inteligência artificial
Para fazer uma cópia criativa o primeiro é pensar fora da caixa e explorar novas ideias e abordagens. Uma das melhores maneiras de fazer isso é estudar as campanhas de vendas bem-sucedidas de outras empresas e analisar o que funcionou para elas.
Também é importante testar diferentes abordagens e mensagens para ver o que funciona melhor para o seu público-alvo. Faça testes A/B de diferentes cópias e mensagens para ver o que gera mais conversões.
A importância da AIDA no processo de vendas
A AIDA é uma ferramenta fundamental no processo de vendas, pois ajuda a criar uma cópia eficaz que chama a atenção do público-alvo e leva à ação de compra. Sem uma cópia eficaz, suas campanhas de vendas podem não gerar o retorno esperado.
Além disso, a AIDA ajuda a criar uma conexão emocional com o público-alvo, o que é fundamental para aumentar as chances de conversão. Ao usar os gatilhos mentais certos, você pode despertar emoções e desejos no leitor, levando-o a agir.
Gatilhos mentais para vendas
Como mencionado anteriormente, os gatilhos mentais são uma das melhores maneiras de aumentar as conversões em suas campanhas de vendas. Alguns dos gatilhos mais eficazes incluem:
- Urgência: Use palavras que criem um senso de urgência no leitor, como “Oferta por tempo limitado” ou “Últimas unidades disponíveis”.
- Exclusividade: Mostre ao leitor que ele está recebendo algo exclusivo, como “Apenas para membros VIP”.
- Autoridade: Use palavras que mostrem que você é um especialista no assunto, como “Confie em nós, somos os melhores”.
- Prova social: Use depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos para mostrar ao leitor que seu produto ou serviço é confiável.
- Antecipação: Crie expectativa no leitor, como “Em breve, lançamento do novo produto revolucionário”.
Conclusão
Existem várias opções de geradores de copy AIDA grátis e pagos. Essa inteligência artificial é de extrema importância e certamente vai te ajudar a criar algo de alta qualidade tanto para campanhas de vendas, descrições de produtos, funis de vendas e muito mais em bem menos tempo.
Se você tem habilidades de copywriting, até pode optar por criar tudo sozinho (mesmo gastando muito mais tempo). Mas caso não, é imprescindível usar uma ferramenta que utilize aida para criar conteúdo de alta qualidade.
Independentemente da opção que escolher, é importante lembrar que a copy deve ser clara, objetiva, persuasiva e relevante para o público-alvo. Use gatilhos mentais para aumentar as chances de conversão e teste diferentes abordagens para ver o que funciona melhor.
Espero que este artigo tenha sido útil para ajudá-lo nas suas campanhas de vendas. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para deixar abaixo.
Forte abraço!
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