Minha História...

e como cheguei no marketing digital…

Quem sou (nos primórdios da internet )

Me chamo AThyla Bayone e desde que me entendo por gente, sempre fui fascinado em ter um negócio próprio. Deve ser algo de família, pois praticamente todos os homens da família sempre tiveram um negócio próprio, seja na família materna ou paterna. É tanto que nunca precisei usar minha carteira de trabalho(Se é que tenho uma).
Quando eu tinha 14 anos, ganhei meu primeiro PC e comecei a vender músicas em formato MP3, que eu baixava em programas de compartilhamento de arquivos (Emule, AudioGalaxy, Limewire). Eu só queria juntar algum dinheiro para comprar instrumentos e sair com os amigos. Na época, a questão da pirataria nos meios digitais não tinha nenhum controle e era raramente discutida. Eu, adolescente inconsequente, não tinha nem noção de nada.

criar-site
Meados dos anos 2000

Criação de empresa incubada

criar-programa

 

Webdesign e Programação…

Depois disso comecei a vender digitação e impressão de currículos (ainda me lembro que cobrava R$ 0,50 por folha). Mas não durou muito. Como isso tomava muito tempo e eu não ganhava quase nada, decidi me juntar a um amigo e criar um site de animes (ambos gostavam de animes e ambos entendiam algo sobre criação de sites). Lá fomos nós usar o Microsoft Frontpage, Dreamweaver, Fireworks da Macromedia (atual adobe) e Photoshop.

Se você tem mais de 35 anos se sentiu voltando no tempo agora, né?

Eu comecei a criar e vender meus próprios sites e, enquanto trabalhava nisso, percebi que eu realmente precisaria me especializar para avançar. Foi então que meus pais, com muito esforço, pagaram por um curso de programação! Como no meu estado não existia nenhum curso voltado para Webdesign e eu precisava crescer na minha área, o que eu podia fazer era aprender programação. Assim eu aprenderia PHP (cadeira que constava no curso), bem como entenderia lógica de programação para usar javascript e actionscript (linguagem de programação do Adobe flash)…

O que eu não podia era ficar parado sem crescer!

 

A animação 3D…

Comecei um curso de programação e, depois de seis meses, a escola de ensino criou um curso de Webdesign e Gráfico. Mudei de curso para finalmente aprender o que tanto queria. Estudei por quase dois anos e até criei uma empresa incubada na escola (com outros 4 amigos).

Durante esse tempo, conheci a animação 3D e passei a gostar mais disso do que de qualquer outra coisa. Infelizmente, minha história com a animação 3D foi frustrante e não consegui prosseguir na área, pois o conhecimento sobre o assunto era escasso e os cursos disponíveis eram fora do estado e impossíveis de serem custeados pela minha família. Acabei desistindo das animações, mas a admiração por esta área continuava, bem como a veia empreendedora pulsava em mim.

modelo-3d
importacao

Importação e enfim um negócio

Com a dificuldade em aprender animação 3D a sós, eu vinha buscando oportunidades de negócio na internet e conheci o Ebay e a importação de jogos (à época, jogos de Playstation 3, em seu lançamento).

Comecei a ser importador de jogos e materiais para conserto de games, abrindo uma empresa relacionada a vendas e prestação de serviços de manutenção. Acho que a paixão por animação 3D me levou por esse caminho pois vivia vidrado nas animações do jogos e esse foi o meu primeiro negócio de verdade, com funcionários, faturamento, contabilidade, estratégias e um total descontrole de tudo isso junto 🙂

Essa empresa durou cerca de 6 anos e foi durante esse tempo que aprendi a ter uma mentalidade mais blindada à crises e entender melhor como funciona (e como não funciona) uma empresa. Também nesse tempo conheci minha esposa, casamos, compramos nossa casa, carro e tivemos nosso primeiro filho!

 

 

Enfim o Marketing Digital

À essa altura eu já tinha meus 30 anos e minha rotina se resumia a acordar cedo, pegar o ônibus ouvindo algum curso ou livro, trabalhar e voltar pra casa. Eu não conseguia passar tempo com meu filho e um dia vi alguém falando algo parecido com isso: “Eu estava cansado de ver meu filho crescer na horizontal. Eu saia de casa, ele estava dormindo, chegava em casa, ele estava dormindo. Eu só via ele crescer deitado e cansei daquilo”.

Quando vi esse relato eu pensei: “Esse sou eu”. Não lembro bem como foi, mas após isso fui buscar formas de trabalhar de casa pela internet pois já tinha visto propagandas falando das famosas 3 liberdades: financeira, geográfica e de tempo. Busquei um empréstimo pra comprar uma mentoria, sai da minha empresa na área de games e mergulhei de cabeça nesse negócio chamado Marketing Digital.

blog
inteligencia-artificial
seo
anuncios-pagos
criar-site
Meados dos anos 2000

Criação de empresa incubada


Cuidados que não tive (não repita)

Como pode ver, entrei feito um maluco nesse mercado, me endividando e tirando de mim mesmo a paz necessária para se construir um negócio sólido. Isso me fez correr atrás das oportunidades que pareciam ser ‘mais fáceis’ e eu acabava não focando em nada.
Nesse mercado já vendi de tudo. Desde importação (a qual eu tinha algum domínio), passando por e-
books de emagrecimento
, áudios para meditação, curso de marketingencapsulados de vários nichos, entre tantos que nem lembro.
Não faça isso! Não desfoque, não queime pontes, construa tijolinho por tijolinho até ter algo que dure.

Desde que entrei nesse mercado, sempre senti a necessidade de compartilhar o que aprendi e passar minha experiência. Depois de gastar alguns milhões em publicidade e passar seis anos no marketing digital, acredito que agora tenho algo valioso para oferecer aos meus seguidores e posso ajudá-los a evitar os erros que cometi e seguir o caminho certo para ter sucesso mensalmente.

Um ser humano

Às vezes, me perguntava se o meu interesse pelo mercado digital devia-se apenas às promessas mirabolantes que são feitas nele, mas hoje vejo que o que mais me atrai é poder trabalhar de casa, muitas vezes de meu quarto, fazendo meu próprio horário e escolhendo o que vender e como vender.

Por essa razão vejo nessa área a possibilidade de uma intersecção perfeita para se ter um vida pessoal e profissional equilibrada que poucas profissões permitem (daí a origem da nossa logo).

Por isso agradeço a Deus todos os dias pelo caminho que Ele me fez trilhar e trouxe-me até onde estou hoje.
Vem comigo nessa jornada, pois, se seu desejo é igual ou pelo menos parecido com o meu, acredito que poderemos crescer juntos!