O marketing digital é uma das áreas que mais crescem atualmente, e a cada dia que passa, novas técnicas e ferramentas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das empresas na internet.
Uma dessas técnicas é o copywriting, ou simplesmente copy, que tem como objetivo criar textos persuasivos para vender produtos e serviços na internet.
Neste artigo, vamos entender o que é copy no marketing digital, qual a sua importância para a estratégia de marketing das empresas e as principais técnicas utilizadas para criar textos persuasivos.

O que é copy no marketing digital?
Copy é um termo em inglês que significa “cópia”, mas no contexto do marketing digital, o termo se refere a textos persuasivos que têm como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação, como comprar um produto, se inscrever em uma newsletter, entre outros.
A copy é uma ferramenta essencial no marketing digital, pois é por meio dele que as empresas conseguem se comunicar com o seu público-alvo e gerar vendas.
Qual a importância do copy no marketing digital?
A importância da copy no marketing digital é fundamental para o sucesso de uma empresa na internet. Isso porque, ao criar textos persuasivos, a empresa consegue convencer o seu público-alvo a realizar uma ação, como comprar um produto ou se inscrever em uma newsletter.
Além disso, a copy também ajuda a posicionar a marca no mercado, gerando mais visibilidade e autoridade para a empresa.
Qual a relação entre copywriting e content marketing?
O copywriting e o content marketing são duas técnicas muito importantes no marketing digital, e embora tenham objetivos diferentes, eles estão intimamente relacionados.
Enquanto o copywriting tem como objetivo criar textos persuasivos, o content marketing visa criar conteúdos relevantes para o público-alvo da empresa. Dessa forma, é possível utilizar o conteúdo para atrair e educar o público-alvo, e o copy para convencê-los a realizar uma ação.
A junção de ambos é essencial para aliar o conteúdo de qualidade com uma receita previsível de sua empresa.
Principais técnicas para criar uma boa copy (14 passos)
Para criar uma estratégia de copywriting, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes, como o público-alvo , o produto ou serviço que será vendido e os objetivos que se deseja alcançar.
Além disso, é preciso ter em mente as principais técnicas de copywriting, como o uso de gatilhos mentais, a criação de um senso de urgência entre outras características. Vamos a algumas das principais dicas para se fazer uma copy de qualidade.
1. Conheça seu público
Antes de começar a escrever uma copy, é importante que você saiba para quem está escrevendo. Conhecer seu público é essencial para criar uma mensagem que ressoe com eles.
Quem são seus clientes? Qual é a idade deles? Onde eles moram? Quais são seus interesses e hobbies? Quais são seus maiores desafios e preocupações?
Pesquise e descubra o máximo possível sobre seu público para que você possa criar uma mensagem que se conecte com eles.
Por exemplo, se você estiver vendendo um produto de beleza para mulheres acima de 40 anos, sua copy deve ser escrita de forma diferente do que se você estiver vendendo o mesmo produto para adolescentes.
2. Mantenha em mente o objetivo da copy
Qual é o objetivo da sua copy ? É para vender um produto ou serviço? É para gerar leads? É para aumentar o reconhecimento da marca? Mantenha em mente o objetivo do seu texto ao escrevê-lo.
Isso ajudará você a se concentrar nas informações mais importantes e a criar uma mensagem clara e persuasiva.
3. Use Storytelling
Contar uma história é uma das melhores maneiras de criar uma conexão emocional com o seu público. Quando você conta uma história, você pode fazer com que seu público se sinta parte dela e se identifique com sua mensagem.
Use storytelling em sua copy para capturar a atenção do seu público e mantê-los engajados. Certifique-se de que sua história seja relevante para seu produto ou serviço.
4. Tenha um título atraente (headline)
O título é a primeira coisa que seu público verá em sua copy. É o que determina se o seu público vai continuar lendo ou não.
Certifique-se de que seu título seja atraente e desperte a curiosidade do seu público. Um título forte deve ser claro e conciso, mas também criativo e envolvente.
Criamos um artigo sobre geradores de headline que pode lhe ajudar nessa etapa.
5.Use verbos de ação
Os verbos de ação são poderosos porque dão a sensação de movimento e urgência. Eles incentivam as pessoas a agir imediatamente. Em vez de escrever “Se você estiver interessado em nosso produto, por favor, entre em contato conosco”, tente escrever “Entre em contato conosco agora para obter mais informações sobre nosso produto incrível!” Simples assim 😉
6.Trabalhe bem a palavra-chave
As palavras-chave são importantes para o SEO, mas também são importantes para o copy. É importante incluir sua palavra-chave no título, no primeiro parágrafo e em todo o copy, mas não exagere. O copy deve ser fácil de ler e envolvente, não apenas uma lista de palavras-chave.
A palavra-chave é aquela palavra ou conjunto de palavra que o usuário digitou no Google para chegar até seu conteúdo (se for um blog ou site).
Mas ela também deve ser o o foco da sua escrita. Se está falando sobre como ganhar dinheiro na internet não adianta ficar falando sobre como curar a gripe, entende ? Foque na palavra-chave principal do inicio ao fim da sua copy
7.Conheça bem seu produto ou serviço
Para escrever uma copy eficaz, você precisa conhecer bem o produto ou serviço que está vendendo. Quais são os benefícios? Quais são as características únicas? O que o torna diferente de outros produtos ou serviços no mercado? Quanto mais você souber sobre o que está vendendo, mais fácil será persuadir as pessoas a comprá-lo.
E se já teve a oportunidade de usá-lo então sua copy será muito mais rica de detalhes.
8.Ajude a pessoa a resolver um problema
As pessoas compram produtos e serviços para resolver problemas. Se você pode mostrar a eles que seu produto ou serviço pode resolver um problema específico, é mais provável que eles comprem.
Por exemplo, se você estiver vendendo um software de contabilidade, pode escrever: “Não perca mais tempo com planilhas complicadas. Nosso software de contabilidade fácil de usar irá simplificar sua vida.”
9.Use “você” sempre que possível
A copy deve ser escrita para o leitor, não para o escritor. Use “você” sempre que possível para se comunicar diretamente com o leitor. Isso cria uma conexão pessoal e ajuda a persuadir as pessoas a agir.
Fique atento às plataformas como Facebook e Instagram pois esse tipo de comunicação pode ser considerado invasivo a depender da forma que for usada. Portanto, antes de exagerar no uso dessa palavra, leia as politicas de publicidade do Facebook para não ter qualquer tipo de problema
10.Seja vendedor ao escrever
A copy é uma forma de vendas por escrito. É importante ser vendedor ao escrever. Mostre aos leitores por que eles precisam do que está oferecendo. Mostre a eles os benefícios e seu produto/serviço resolverá seus problemas.
PS: Mas não seja agressivo. Ninguém gosta de um vendedor agressivo.
11.Prefira a voz ativa em vez da passiva
A voz ativa é mais envolvente e mais fácil de ler do que a voz passiva. Tente escrever em voz ativa sempre que possível.
Em vez de escrever “Nosso produto foi amado por muitos clientes”, tente escrever “Muitos clientes amaram nosso produto”.
12.Vá direto ao ponto
Sua copy deve ser clara e concisa. Não enrole. Vá direto ao ponto e mostre aos leitores por que eles precisam do seu produto ou serviço.
13. Use Templates (Frameworks) de copys
Os templates (frameworks) para copy são modelos prontos e testados que possuem histórico de conversão para que você não precise reinventar a roda. Segue alguns modelos:
Framework AIDA;
Framework PAS;
Framework BAB;
Criamos um artigos com 10 modelos prontos de copys para usos diversos. Isso irá te ajudar a criar sua copy em muitos menos tempo e de maneira muito mais precisa.
14.Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são uma forma de persuadir as pessoas a agir. Tente usar gatilhos mentais em seu texto para persuadir os leitores a agir.
Existem diversos gatilhos mentais que podem ser utilizados na copy e cada um deles tem o seu próprio objetivo.
Alguns dos gatilhos mais importantes são a escassez, a urgência, a prova social, a reciprocidade e a autoridade.
Ao utilizar esses gatilhos, é possível convencer o público-alvo a realizar uma ação, como comprar um produto ou se inscrever em uma newsletter.
14.Revise antes de publicar
Por fim, é importante revisar seu copy antes de publicá-lo. Verifique se há erros gramaticais, erros de digitação ou frases confusas. Certifique-se de que seu copy seja fácil de ler e envolvente.
Como utilizar o marketing digital da melhor forma possível?
Para utilizar o marketing digital da melhor forma possível, é preciso ter uma estratégia bem definida, que leve em consideração o público-alvo da empresa, os objetivos que se deseja alcançar e as técnicas que serão utilizadas.
Além disso, é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado e utilizar as ferramentas disponíveis para analisar o desempenho da empresa na internet.
Porém tão importante quanto qualquer técnica é vender algo que traga uma transformação em quem usar a sua solução. Dessa forma o marketing será um apoio que irá alavancar e muito suas vendas, visto que depoimentos e provas sociais verdadeiros são os gatilhos mais poderosos que existem.
Quais são as habilidades de um copywriter?
Um bom copywriter deve possuir algumas habilidades essenciais, como a capacidade de se comunicar bem, a criatividade, a habilidade de persuasão e o conhecimento sobre o produto ou serviço que será vendido.
Além disso, é preciso ter um bom conhecimento sobre as técnicas de copywriting e estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado e lendo para não parar de ter ideias.
Conclusão
A copy no marketing digital é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma empresa na internet. Ao criar textos persuasivos, é possível convencer o público-alvo a realizar uma ação e esta ação sendo uma compra isso irá impactar diretamente no faturamento e lucro de uma empresa.
Além disso, a copy também ajuda a posicionar a marca no mercado, gerando mais visibilidade e autoridade para ela.
Para utilizar o marketing digital da melhor forma possível, é preciso ter uma estratégia bem definida, que leve em consideração o público-alvo da empresa, os objetivos que se deseja alcançar e as técnicas que serão utilizadas.
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